O Secretário-Geral do Partido Democrático da Guiné Equatorial (PDGE), Jerónimo Osa Osa Ecoro, anunciou esta sexta-feira, 23 de Setembro, que o PDGE proclamou o Irmão Militante Obiang Nguema Mbasogo como candidato para as próximas eleições presidenciais.
O número um do Gabinete Nacional, em breves declarações à imprensa nacional, informou que a proclamação foi unânime por parte do Conselho Executivo Permanente e do Conselho Executivo Temporário. Os dois Conselhos são o mais alto órgão de decisão do PDGE. Tanto o Conselho Executivo Permanente como o Conselho Executivo Temporário são representadas por membros de cada distrito do país.
Osa Osa Ecoro informou o povo e toda a comunidade nacional e internacional que o principal objectivo da reunião plenária realizada no Gabinete Nacional, em Malabo, era decidir sobre o candidato do partido para as próximas eleições.
Também esclareceu que era necessário realizar esta reunião a fim de ratificar a candidatura do Presidente Fundador do PDGE nos confrontos eleitorais, depois de a Presidência da República ter convocado eleições para a Presidência da República, o Senado, a Câmara dos Deputados e as Câmaras Municipais.
Salientou, também, que o VI Congresso Nacional Extraordinário, bem como o VII Congresso Nacional Ordinário, emitiram uma resolução ratificando a continuidade da Presidência do Partido ao Presidente Fundador por um período de tempo indefinido, razão pela qual o Presidente foi também, indiscutivelmente, o candidato do partido.
Finalmente, concluiu salientando que "a partir de agora, é oficial que nas próximas eleições, a 20 de Novembro, o candidato às eleições presidenciais do PDGE é o seu Presidente Fundador, o irmão Militante Obiang Nguema Mbasogo".