A Guiné Equatorial, país que preside em 2023 ao Fórum dos Países Exportadores de Gás (GECF), acolherá na sua capital, de 8 a 10 de Outubro, a 25ª Reunião Ministerial deste organismo. A reunião estatutária será presidida por Antonio Oburu Ondo, na sua qualidade de Ministro das Minas e dos Hidrocarbonetos.
Os principais temas da Reunião Ministerial de 10 de Outubro serão: a aplicação de medidas destinadas a assegurar um equilíbrio entre a produção e a procura mundiais de gás natural, a cooperação técnica entre os Estados-Membros, e as considerações climáticas para a proteção do ambiente.
O Fórum dos Países Exportadores de Gás (GECF) foi fundado em 2001, com a missão de apoiar os direitos soberanos dos seus países membros sobre os seus recursos de gás natural, e a sua capacidade de planear e gerir de forma independente o desenvolvimento sustentável, eficiente e ambientalmente consciente, a utilização e a conservação dos recursos de gás natural em benefício dos seus povos.
Actualmente, este organismo é composto por Argélia, Bolívia, Egipto, Guiné Equatorial, Irão, Líbia, Nigéria, Rússia, Trinidad e Tobago, Qatar e Venezuela. Angola, Azerbaijão, Iraque, Malásia, Noruega, Peru e Emirados Árabes Unidos são países observadores.