O Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) nomeou, como seu novo representante no Equador, Susana Edjang, de nacionalidade espanhola e equatoguineense, com mais de 16 anos de experiência em desenvolvimento internacional das Américas, África e Europa.
A instituição foi criada em 1970 e é actualmente constituída por 19 países - 17 da América Latina e Caraíbas, juntamente com Espanha e Portugal - e 13 bancos privados. É uma das principais fontes de financiamento multilateral e um importante gerador de conhecimento para a região.
Entretanto, Sergio Díaz-Granados, presidente executivo do CAF, que nomeou Edjang, explicou que a nova representante chega ao país com o objectivo de reforçar as relações, através da formulação de programas de trabalho com o sector público e privado, que promovam o desenvolvimento sustentável, a reactivação económica e o crescimento verde.
Edjang comentou a sua nomeação na sua conta do Twitter na quinta-feira: "Cheia de energia e entusiasmada com esta incrível oportunidade de fazer parte do CAF - o banco verde e o renascimento económico - no maravilhoso Equador", disse ela.
A nova representante no Equador tem uma Licenciatura e Mestrado em Economia do Desenvolvimento pela Escola de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres, Mestrado em Administração Pública pela Escola de Governo da Universidade de Harvard, e é Global Fellow na Universidade de Yale.
Além disso, desde 2011, Edjang trabalhou em várias funções em várias agências das Nações Unidas, incluindo com o Fundo Mundial da Alimentação no desenvolvimento da sua primeira estratégia empresarial para a Cooperação Sul-Sul e Triangular; como Ministra Conselheira no Conselho de Segurança das Nações Unidas, onde foi responsável pela luta contra o terrorismo e o crime organizado, assuntos europeus e carteiras de direito humanitário internacional; e no Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) no Gabinete de Ligação União Africana - Comissão Económica para África na Etiópia, para avançar com estratégias continentais de investimento na juventude.