Na segunda-feira, 6 de Fevereiro, uma série de terramotos devastadores abalaram o sudeste da Turquia e partes da Síria, destruindo milhares de edifícios e enterrando várias pessoas debaixo dos escombros.
As autoridades turcas e sírias indicaram que o número de vítimas mortais dos sismos em ambos os países é de quase 9.000 pessoas, enquanto o número de feridos já ultrapassou as 40.000. O balanço total ainda não foi determinado.
Tendo em conta a terrível e triste situação que se vive nos dois países, vários Estados, incluindo a Guiné Equatorial, expressaram a sua solidariedade. Ontem, 7 de Fevereiro, o Vice-Presidente da República, Teodoro Nguema Obiang Mangue, anunciou que a Guiné Equatorial tinha enviado 500.000 euros para a Turquia como sinal de ajuda e solidariedade.
Na publicação, o membro do Governo também recordou o apoio que o seu país tinha recebido do Estado turco durante a luta contra a Covid-19, enviando materiais e consumíveis sanitários para lidar com a pandemia.
As autoridades governamentais turcas e sírias indicaram que estão numa corrida contra o tempo, e a trabalhar com a máxima energia e cooperação de todas as partes, para salvar e prestar assistência a todas as famílias afectadas pelo terramoto.