Transcrição da notícia da página da Comunidade Intermunicipal do Oeste - OesteCIM
A Comunidade Intermunicipal do Oeste doou livros para bibliotecas, centros culturais e estabelecimentos de ensino da Guiné Equatorial, desde literatura, material escolar, livros infantis, enciclopédias e dicionários portugueses. A cerimónia de entrega decorreu durante a visita de uma comitiva daquele país africano à sede da OesteCIM, nas Caldas da Rainha, nesta quinta-feira dia 11, no âmbito da Iniciativa de Cooperação com a Guiné Equatorial.
Pedro Folgado, destacou a importância da união entre os 12 municípios da região, realçando a sua prosperidade e atractividade evidenciada pelo aumento populacional, conforme indicado pelos últimos Censos em Portugal. O presidente da OesteCIM expressou a satisfação em entregar livros à Guiné Equatorial, manifestando a esperança de que estes sejam aproveitados com “a bênção do Oeste”.
Por sua vez, Tito Mba Ada, embaixador da República da Guiné Equatorial junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e de Portugal, enfatizou a singularidade do momento, sublinhando a cooperação entre os municípios como uma fonte de inspiração. Partilhou ainda informação histórica sobre as relações entre Portugal e a Guiné Equatorial e destacou o vínculo lusófono que desejam reavivar.
Agradecendo a recepção calorosa, Tito Mba Ada revelou o desejo de aprofundar laços entre as duas nações, não só na esfera política, mas também através de geminações e intercâmbio educacional. O embaixador aproveitou ainda a oportunidade para informar que a campanha já angariou 47 mil livros e para convidar os presentes a visitarem o seu país, lembrando o potencial de cooperação e intercâmbio entre Portugal e a Guiné Equatorial.
Este encontro não apenas fortaleceu os laços entre a Comunidade Intermunicipal do Oeste e a Guiné Equatorial, mas também evidenciou o poder da cooperação internacional na promoção do desenvolvimento sustentável e da compreensão intercultural.
A iniciativa contribui para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, mas também se alinha com a Estratégia Oeste 2030, que visa promover uma região inteligente, sustentável e inclusiva, com foco nas pessoas.