O Presidente da República, S. Exª Obiang Nguema Mbasogo, concedeu no dia 26 de Julho uma audiência à delegação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, chefiada pelo Vice-Presidente da Assembleia Parlamentar da República Portuguesa, Dr. Adão Silva.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa espera que a presidência bienal da Guiné Equatorial da Assembleia Parlamentar da instituição torne esta organização mais forte em termos de ligações entre países, e desempenhe um papel importante e crucial para o desenvolvimento económico, os direitos humanos, a paz e a democracia.
A afirmação foi feita por Adão Silva ao Presidente da República, Chefe de Estado e de Governo, Sua Excelência Obiang Nguema Mbasogo, numa audiência na capital provincial de Wele-Nzas, Mongomo.
O encontro, que contou com a presença de Tito Mba Ada, Embaixador da Guiné Equatorial em Portugal e junto da CPLP, serviu também de plataforma para ambas as personalidades abordarem questões que reflectem os laços diplomáticos que unem Malabo a Lisboa, tendo em conta que os dois países partilham raízes culturais há vários séculos.
O Vice-Presidente da Assembleia Parlamentar de Portugal manifestou ainda a satisfação da CPLP pelos valiosos contributos da Guiné Equatorial no seio destas organizações.
A República da Guiné Equatorial, através do Presidente do Senado Nacional, detém, desde o dia 25 de Julho passado, a Presidência rotativa e bienal da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, cujos trabalhos decorreram de 24 a 25 de Julho na cidade de Sipopo.
Recorde-se que a 23 de Julho de 2014 a República da Guiné Equatorial foi admitida como membro de pleno direito desta Comunidade de Países de Língua Portuguesa e, desde essa data, o Governo tem implementado acções que visam a adaptação aos requisitos a cumprir como Estado Membro.
Texto: Deogracias Ekomo
Fotos: Miguel Ángel Andjimi
(Equipa de Imprensa Presidencial)
Gabinete de Informação e Imprensa da Guiné Equatorial