A Guiné Equatorial qualificou-se para a Taça das Nações Africanas (CAN) 2023, ao vencer a Tunísia por 1-0, numa partida disputada sábado, 17 de Junho.
Após a sua aceitação como Estado-Membro da CPLP, na Cimeira de Díli em Julho de 2014, também a cooperação na área do desporto tem sido um ponto chave na integração do país.
Em Janeiro de 2015, o Sport Lisboa e Benfica demonstrou o seu apoio à selecção de futebol da Guiné Equatorial, que realizou um estágio em Portugal antes de participar na Taça das Nações Africanas desse ano. O Benfica cedeu as suas instalações e equipamentos para que os jogadores equatoguineenses pudessem treinar e preparar-se para a competição. Esta foi uma forma de reforçar os laços de amizade e cooperação entre os dois países e de promover o desenvolvimento do futebol africano.
Nesse ano, a convite do Presidente da República, S. Exª Obiang Nguema Mbasogo, o ex-jogador português Luís Figo assistiu, na Guiné Equatorial, à final da Taça das Nações Africanas (CAN), entre Costa do Marfim e Gana.
Foi a segunda vez que a selecção de futebol da Guiné Equatorial participou na fase final da Taça das Nações Africanas (CAN), depois de ter sido co-anfitriã do torneio em 2012 com o Gabão.
Já em Março de 2022, o então Secretário de Estado do Desporto da Guiné Equatorial, Patricio Bakale Mba - que é, na actual legislatura, o Ministro da Juventude e Desportos - juntamente com o pessoal técnico, jogadores da Selecção “Nzalang Nacional” e membros da Federação Equatoguineense de Futebol-FEGUIFUT, visitaram a sede da CPLP e, de seguida, a sede desta Embaixada em Lisboa.
Actualmente, a Embaixada da Guiné Equatorial em Lisboa continua envidando esforços para impulsionar a cooperação na área do desporto, tendo, há poucos dias, encetado negociações com a SAD do Futebol Clube do Porto, que enviará, dentro em breve, uma delegação empresarial desportiva ao país, que se encontrará com os dirigentes da FEGUIFUT (Federação de Futebol da Guiné Equatorial).
Deste modo, a CPLP e Portugal continuam apoiando a Selecção Nacional de Futebol da Guiné Equatorial, os “Nzalang Nacional”.