Na quinta-feira, dia 1 de Setembro, a Embaixada da Guiné Equatorial em Lisboa recebeu a Directora do Escritório de Portugal da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Dra. Ana Paula Laborinho. A OEI é um Observador Consultivo da CPLP, que deseja contribuir para a formação na área da Língua Portuguesa na Guiné Equatorial.
Durante o encontro, destacou-se a necessidade de a Guiné Equatorial ter uma participação mais activa na vida desta Organização. Neste sentido, foi formulado um convite para que o nosso País participe activamente nos eventos da OEI, nomeadamente nos próximos encontros a realizar em Santo Domingo e no Paraguai.
Foi transmitida informação sobre projectos de que a Guiné Equatorial poderá vir a beneficiar, tendo a Directora do Escritório de Lisboa oferecido vinte bolsas para que os estudantes do nosso País possam participar num curso inicial de Língua Portuguesa para falantes da língua castelhana, tendo em conta que o ensino do Português entrará no sistema educativo da Guiné Equatorial no próximo ano lectivo de 2022-2023.
Da nossa parte, foi transmitida a informação sobre a abertura das candidaturas para a 7ª Edição do Prémio UNESCO-Guiné Equatorial de Investigação em Ciências da Vida, solicitando a sua divulgação pela comunidade académica internacional, através da rede de Universidades da OEI.
Finalmente, ficou lavrada a intenção de formular um convite ao Secretário-Geral da OEI, Dr. Mariano Jabonero, para visitar a Guiné Equatorial e realizar encontros com responsáveis do Ministério da Educação, Ensino Universitário e Desportos.